Como fazer cadastro no Denatran
O Denatran, também conhecido como Departamento Nacional de Trânsito, é o principal órgão brasileiro responsável por regulamentar e fiscalizar todos os assuntos relacionados ao trânsito no país.
Ele tem autonomia tanto técnica quanto administrativa e sua sede fica na cidade de Brasília.
Além de tudo isso, o Denatran também disponibiliza alguns serviços aos condutores, os quais podem ser feitos por meio do Portal de Serviços.
No entanto, para isso é necessário saber primeiramente como fazer cadastro no Denatran.
Afinal de contas, somente após fazer o registro é possível aproveitar tudo aquilo que o órgão oferece aos motoristas.
Quer saber mais sobre como funciona o Departamento Nacional de Trânsito e entender como fazer cadastro no Denatran?
Então continue acompanhando este artigo até o final e tenha uma boa leitura!
Como funciona o Denatran
Conforme já citado antes, o Denatran tem como uma de suas principais finalidades fiscalizar e, consequentemente, fazer com que os condutores cumpram a legislação de trânsito – e todas as diretrizes e normas estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
O Denatran também controla o Detran, órgão responsável por representar o Denatran em todos os municípios.
Além de tudo o que já foi citado, este órgão também faz ações com o intuito de conscientizar os condutores sobre as regras do trânsito e sobre todas as informações que eles precisam saber a fim de estarem sempre regularizados.
Tudo isso tem como principal objetivo manter a segurança de todos.
É válido ressaltar que as funções e as atividades do Denatran são divididas entre coordenações diferentes, a saber:
Coordenação-Geral de Informatização e Estatística (CGIE)
Essa é a parte que tem como finalidade fornecer a todos os órgãos do poder Judiciário, Legislativo e Executivo as informações a respeito do registro de automóveis e de condutores, para manter o fluxo permanente com os demais órgãos.
Tudo isso, é claro, é feito respeitando todas as entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Coordenação-Geral de Instrumental Jurídico e da Fiscalização (CGIJF)
Essa outra coordenação é responsável por analisar aqueles recursos interpostos às decisões do CONTRAN.
Ela tem a missão de acompanhar toda a tramitação das proposições legislativas que sejam de interesse do SNT no Congresso e encaminhar as informações necessárias à instrução da defesa nos processos judiciais para a Consultoria Jurídica do Ministério das Cidades.
Coordenação-Geral de Infra-Estrutura de Trânsito (CGIT)
Essa outra coordenação elabora, junto com as outras entidades e órgãos do SNT, os dispositivos e as sinalizações de trânsito.
Além disso, ela também é responsável por fazer as complementações e as alterações dessas sinalizações e também por supervisionar o começo de projetos relacionados à engenharia de tráfego, de trânsito, de segurança veicular, de sinalização, entre outras coisas.
É claro que ainda existem outros tipos de coordenação dentro do Denatran, mas as que foram citadas já mostram como esse órgão é bastante organizado, não é mesmo?
Afinal, todas as funções são bastante divididas e, dessa forma, fica mais fácil de realizar a fiscalização adequada.
Portal de Serviços do Denatran
Fora todas essas responsabilidades, o Denatran também disponibiliza aos cidadãos um Portal de Serviços online, no qual as pessoas podem solicitar e consultar algumas informações importantes. Ele serve tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
A diferença é que cada pessoa física pode fazer, no máximo, 5 consultas por dia neste portal.
Por sua vez, o número de consultas de uma pessoa jurídica depende diretamente do volume contratado junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
O portal foi criado, especialmente, para tornar a vida das pessoas e das empresas muito mais prática.
Isso porque não é mais necessário sair de casa para obter algumas informações essenciais a respeito do seu veículo, por exemplo.
É salutar lembrar que nenhuma informação obtida por meio de consultas ao Portal de Serviços é válida como certidão de regularidade, certo?
Outra questão importante também é que, para ter acesso aos serviços oferecidos pelo portal, é necessário fazer um cadastro.
Sem ele a pessoa não tem acesso a nenhuma informação. Sendo assim, caso você ainda não seja cadastrado, é só continuar acompanhando este artigo para entender como fazer cadastro no Denatran.
Passo a passo para fazer cadastro no Denatran
Logo abaixo você encontrará um passo a passo completo sobre como fazer cadastro no Denatran.
Coloque cada passo em prática conforme faz a leitura para tornar todo o processo ainda mais simples.
E não se esqueça de que o número máximo de consultas permitido é de 5 por dia, certo?
Passo 1: Entre no portal
Em primeiro lugar, é necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran. Afinal de contas, apenas dessa forma é possível fazer o seu cadastro e, posteriormente, solicitar algum tipo de serviço.
Passo 2: Clique em cadastro
Como é a sua primeira vez no site, é necessário realizar um cadastro. Para isso, procure a opção “cadastro”, a qual está localizada no menu do lado esquerdo do portal. Está dentro das opções de usuário.
Passo 3: Coloque as informações
Após ter clicado na opção cadastro, o próprio site irá te redirecionar para uma nova página. Aqui você vai precisar inserir alguns dados pessoais como, por exemplo, CPF, e-mail, nome, data de nascimento, além de criar uma senha.
Passo 4: Declare que as informações são verdadeiras
Além de fornecer as informações, no final é necessário selecionar uma caixinha para indicar que tudo o que foi colocado nos campos anteriores é verdade.
Não se esqueça também de selecionar a opção “não sou um robô” antes de qualquer coisa.
Passo 5: Selecione “cadastrar”
Fez tudo da forma correta? Então o próximo passo é clicar na opção “cadastrar” e pronto, seu cadastro será realizado com sucesso.
Depois, é só usar o e-mail fornecido e a senha criada para fazer o login no portal de serviços e fazer as consultas que deseja.
Faça seu cadastro no Denatran
Dessa forma, agora que você aprendeu como fazer cadastro no Denatran, por que não tentar o quanto antes?
Isso, é claro, se já não seguiu aquela dica de colocar os passos em prática enquanto faz a leitura.
Lembre-se de que ter acesso a esse Portal de Serviços pode realmente fazer muita diferença.